Se você é um fã da Major League Soccer (MLS), vai ficar entusiasmado com a notícia que temos para compartilhar. A liga atingiu um recorde histórico no patrocínio das equipes – a bagatela de US$ 587 milhões em 2023. Isso representa um aumento expressivo de 15% em relação ao ano anterior. Parece que a MLS está ficando cada vez mais “cara”, e isso é uma excelente notícia para todos os envolvidos.
De acordo com a SponsorUnited, as principais empresas por trás desse montante são provenientes do setor financeiro, de saúde e de seguros, movimentando impressionantes US$ 92 milhões, US$ 79 milhões e US$ 47 milhões, respectivamente. Estamos falando de um grande fluxo de dinheiro entrando nas contas das equipes da liga, proporcionando-lhes meios para melhorias e investimentos.
Quais foram as marcas mais ativas no patrocínio da MLS?
Conforme os dados divulgados, adidas, Continental e BodyArmor foram as marcas mais ativas nesse sentido, cada uma delas caracterizada por cerca de 30 negócios na temporada. E o setor financeiro da liga foi o que teve o maior número de negócios inéditos. É interessante notar o nível de envolvimento e investimento dessas marcas na MLS, mostrando seu compromisso com o desenvolvimento do futebol e com o apoio às equipes.
Segundo as informações disponibilizadas, o Sporting Kansas City aparece no topo com 125 parceiros e 14 acordos a mais do que o segundo colocado. Austin (111) e Cincinnati (107) também possuem excelentes performances, completando o top 3. Tudo isso revela um dinamismo incrível nos bastidores do mundo da MLS, onde o jogo de negociações é tão intenso quanto o que está acontecendo no campo.
E quanto aos jogadores?
Não poderíamos deixar de mencionar os atletas mais patrocinados na repartição desses milhões. Lionel Messi, do Inter Miami, lidera com 21 marcas, seguido por Kellyn Acosta, do Los Angeles FC (13); Javier Hernandez, do Los Angeles Galaxy (11); Walker Zimmerman, do Nashville SC (10); e Hector Herrera, do Houston Dynamo (7). Parece que os grandes nomes não atravessam apenas o campo e refletem também no impacto comercial dos jogadores.
Também é significativo destacar o aumento de 5% na audiência, resultando em mais de um milhão de espectadores nos principais jogos e quase 11 milhões de participações. A exposição acelerada levou a um aumento de 16% nos negócios de patrocínio e um salto no número médio de patrocinadores por equipe, de 65 para 75. Não há dúvidas, a Major League Soccer está em uma incrível rota ascendente.
Então, para os fãs da MLS por aí, as perspectivas são empolgantes! Não só as ações de campo continuarão crescendo, mas também fora dele as coisas estão apenas começando. Vai ser interessante ver como a liga continuará a evoluir ao longo do tempo com esses reforços financeiros. Continue nos acompanhando para mais atualizações!