Nesta quinta-feira (7), o Botafogo solicitou intervenção do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em relação a potenciais equívocos da arbitragem brasileira durante a disputa do Brasileirão. Segundo informações do jornalista André Rizek, uma novidade nas propostas apresentadas pelo clube é a sugestão de que nenhum time seja rebaixado para a Série B em 2024.
“Uma das soluções que o Botafogo apresentou ao STJD é que deveria cancelar o rebaixamento desse ano. Acho que o Botafogo não espera que isso vá acontecer, mas isso já foi entregue e consta como uma das alternativas que eles sugerem. E isso foi feito antes do desfecho dos rebaixados. Na visão de Textor o campeonato está tão corrompido que rebaixamento deveria ser cancelado e jogar o campeonato do ano que vem com 24 clubes”, afirmou Rizek.
Por meio de um comunicado, a agremiação informou que enviou uma correspondência ao presidente do STJD, solicitando que o tribunal “adote medidas” com base no relatório elaborado pela “Good Game!”, empresa internacional contratada por John Textor para analisar as decisões dos árbitros no torneio.
O clube alvinegro assegurou que, uma vez esgotadas as opções na esfera da Justiça Esportiva, tomará medidas legais na Justiça Comum “com o intuito de investigar os eventos relatados e contribuir para o avanço do cenário futebolístico brasileiro”.
O Botafogo encerrou sua participação no Brasileirão na quinta posição, após sofrer uma derrota por 3 a 1 para o Internacional. Em decorrência desse resultado, o clube está programado para participar da fase preliminar da Libertadores da América em 2024.