Comprovando o importante trabalho feito pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras conquistou em mais uma oportunidade, a taça do Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira (6), bastou um empate em 1 a 1 no Mineirão, em confronto contra o Cruzeiro, para alcançar a sua 12ª conquista, se distanciando cada vez mais, no ranking de maiores vencedores do torneio nacional.
A lista leva em consideração os torneios disputados antes de 1971 (data da criação da competição) e reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre os três primeiros, ainda estão Santos e Flamengo, ambos com oito títulos cada. Os números são pensados de acordo com a diretriz da CBF, que unificou os títulos nacionais disputados desde 1959.
Vale ressaltar que o Palmeiras é dono de dois títulos brasileiros que foram reconhecidos pela CBF, ambos conquistados no mesmo ano, algo que ainda impressiona. Em 1967, o clube paulista levantou a taça da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Assim, foram considerados pela entidade como uma competição que representava o Campeonato Brasileiro naquela época.
Santos é rebaixado pela primeira vez no futebol brasileiro
O estado de São Paulo é destaque em relação à títulos do Campeonato Brasileiro, completando 34 no total. Os vencedores são: Palmeiras, Santos, Corinthians, São Paulo e Guarani. Inevitavelmente, em seguida, está o Rio de Janeiro, com 18. No Brasileirão de 2023, o Rio poderia ter ganhado mais uma taça, já que o Botafogo assumiu a liderança ainda na terceira rodada.
Contudo, com um futebol irregular no segundo turno, tropeços inacreditáveis, acabou passando a faixa de campeão para o Palmeiras, que não perdeu a oportunidade de garantir mais um feito. O Flamengo, por exemplo, no ranking de maiores vencedores, ficou na quarta posição, com 66 pontos. Enquanto isso, o Santos, também com oito títulos, foi rebaixado pela primeira vez na história.