Nos últimos anos, o Real Madrid tem figurado como um dos melhores times defensivos da Europa, e a temporada atual só consolidou essa reputação. Mesmo com as lesões graves de Courtois e Militao, o Real Madrid conseguiu manter um desempenho defensivo impressionante. O time tem apresentado recordes defensivos, resistindo a desafios e transformando obstáculos em oportunidades.
Os resultados defensivos do Real Madrid nesta temporada são os melhores da sua história, superando todos os registros anteriores. Como na campanha 19-20 com Zidane quando venceu a Liga com apenas 25 gols sofridos. Até este momento da Liga, o Real Madrid sofreu apenas 9 gols em 15 jogos, sendo o time menos vazado da competição.
A chave do sucesso defensivo do Real Madrid reside não somente nos jogadores de defesa como Rudiger, que é o jogador com mais minutos em campo, mas também no desempenho de Carvajal e Mendy. Solidariedade, esforço coletivo e a dedicação dos jogadores têm sido decisivos para a performance defensiva do time.
O papel do sistema tático na defesa
Ancelotti, o técnico do time, afirmou em uma coletiva de imprensa que, apesar das mudanças de sistema nesta temporada terem deixado as alas mais expostas, a formação 4-4-2 acrescentou mais solidez à equipe. Essa mudança de estratégia mostrou-se frutífera, pois melhorou a força defensiva do time, mesmo com a ausência de jogadores chave como os meio-campistas franceses e Vinicius.
No entanto, não se pode afirmar o mesmo em competições internacionais. Na Liga dos Campeões, o Real Madrid mostrou que pode não ser tão sólido defensivamente, apesar de ter vencido seus cinco jogos na fase de grupos. A equipe conseguiu manter a porta fechada em apenas dois jogos e sofreu cinco gols em cinco jogos: quatro nos dois jogos contra o Napoli e um contra o Braga.
Indo para a frente, o Real Madrid terá de continuar a fazer frente a inúmeros desafios. As lesões de grandes nomes como Carvajal, que se confirmou devido a uma lesão muscular, serão difíceis de superar. No entanto, se este time e a táctica de Ancelotti provaram uma coisa, é que eles são resilientes e capazes de responder à adversidade.