Messi resolve falar sem filtro e rebaixa o futebol dos Estados Unidos

O icônico jogador de futebol Lionel Messi, que se transferiu para o Inter Miami este ano, surpreendeu ao chamar a Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos de “liga menor”. Messi, que também é capitão da seleção argentina, fez essa declaração em meio à sua transferência para o Inter Miami como agente livre.

A chegada do oito vezes vencedor da Bola de Ouro deu um grande salto no perfil da principal divisão de futebol dos EUA, enquanto ele se prepara para sua primeira temporada completa com o novo clube em 2024.

Carreira de Messi no Inter Miami

Messi se juntou ao Herons em julho e, desde então, fez apenas seis aparições na liga pelo clube. Isso se deve em parte ao fato de que a Leagues Cup estava acontecendo no momento de sua chegada à América do Norte.

Tem havido questionamentos sobre a capacidade do jogador de 36 anos de competir na Copa do Mundo da FIFA em 2026, que será realizada nos EUA, Canadá e México. O ex-capitão do Barcelona já havia afirmado que a edição de 2022 seria sua última.

Messi vai participar da Copa do Mundo de 2026?

O argentino agora está ponderando a possibilidade de participar da Copa do Mundo novamente em três anos, admitindo que o nível da MLS poderá ser o fator decisivo. “Já disse várias vezes e é uma realidade – Eu sempre vou tentar competir ao máximo e eu sou o primeiro a saber quando posso estar lá e quando não posso”, disse ele à Star+.

Messi parece, pelo menos por enquanto, estar focado na Copa América de 2024, torneio sul-americano de seleções no qual será o capitão da Argentina. “Enquanto sentir que estou bem e posso continuar contribuindo, vou fazer”, disse. “Hoje, a única coisa em que penso é chegar bem à Copa América e competir nela. Tentar ganhá-la novamente como sempre fizemos, tentando ser campeões.”

Em sua campanha de estreia com o Inter Miami, o ex-atacante do Paris Saint-Germain marcou 11 gols e deu cinco assistências em 14 partidas. Ainda resta saber se Messi poderá manter esse desempenho admirável na próxima temporada, marcada pela sua participação na Copa América e talvez, na Copa do Mundo de 2026. Enquanto isso, todo fã de futebol estará assistindo de perto a jornada de Messi na “liga menor”, a MLS.