A Arábia Saudita deu mais um passo em busca do seu reconhecimento no futebol. Dessa vez, o país foi escolhido para sediar o mata-mata da Champions League Asiática em 2025 e 2026.
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciou nesta sexta-feira (1) mudanças no mata-mata do torneio e confirmou o Arábia como sede em dois anos.
Champions Asiática na Arábia Saudita
Nomeada “Champions Elite AFC”, o torneio chega para substituir a Champions League Asiática. A competição conta com 24 equipes que serão divididas em duas “conferências” (leste e oeste) com 12 clubes cada.
Para passar de fase, os times se enfrentam em partidas de ida e volta. Os oito classificados avançam para o mata-mata, em que as quartas, semis e final serão realizadas em jogos únicos, todos na Arábia Saudita.
A mudança será implementada a partir da temporada 24/25 e já foi confirmada a data do mata-mata: 25 de abril até 4 de maio. O vencedor da Champions Elite AFC receberá 12 milhões de dólares (cerca de R$ 59 milhões) como premiação.
Em comunicado oficial, a Federação Asiática disse que optou pela Arábia Saudita como sede do novo mata-mata após análise da candidatura e dos pré-requisitos buscados pela AFC. “Depois de avaliar as exigências em matérias de infraestrutura e hospedagem, assim como todos os outros aspectos operacionais essenciais”, disse.
Vale destacar que a Associação Iraquiana de Futebol (IFA) também apresentou uma candidatura. Na atual edição do torneio, a Arábia Saudita é representada por Al-Hilal, Al-Ittihad, Al-Nassr e Al-Fayha.