O Atlético Goianiense foi uma das equipes promovidas para a Série A do campeonato brasileiro em 2024. O Dragão conseguiu o acesso na última rodada da Série B após derrotar o Guarani.
A equipe pode ter a ajuda da “cultura oriental” para ter uma boa campanha no Brasileirão da próxima temporada.
Dragão de volta à Série A
Na cultura chinesa, a população utiliza um calendário diferente do utilizado pela grande maioria do mundo ocidental. A China segue o calendário lunar, de modo que o “Ano-Novo Chinês” ocorre em uma data diferente do calendário “tradicional”.
Além disso, é tradição do Ano-Novo Chinês ser representado por um animal a cada passagem de ano. E adivinha qual é o escolhido de 2024? Justamente o Dragão.
A data do Ano-Novo Chinês é móvel, já que é definida pela Lua Nova que pode acontecer entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro. O “Ano do Dragão” terá início no dia 10 de fevereiro de 2024 e termina dia 28 de janeiro de 2025.
Coincidência ou não, o torcedor do Atlético Goianiense pode se apegar à tradição chinesa para ter esperança em uma boa temporada da equipe. A torcida espera a permanência do clube na elite do futebol brasileiro.
O Dragão foi rebaixado para a Série B em 2022 e no ano seguinte já garantiu o retorno para a elite. A equipe terminou a segundona na 4ª posição com 64 pontos: 17 vitórias, 13 empates e oito derrotas (56% de aproveitamento). Foram 56 gols marcados e 45 sofridos.