A temporada de 2023 vai chegando ao fim, no entanto, as novidades não param de surgir ao futebol nacional. Assim, nesta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), compartilharam aos torcedores a criação do Museu do Futebol Brasileiro, que será realizado na antiga sede do Automóvel Club do Brasil, na Rua do Passeio, no Centro.
O acordo entre as partes também leva em consideração a instalação do Centro de Treinamentos para o Futebol Feminino e árbitros, além da mudança da CBF Academy para a Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Ainda pensando no museu, a cidade será responsável por conceder o imóvel utilizado no Centro, enquanto a CBF proporcionará o acervo necessário.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comentou sobre a parceria entre o Rio de Janeiro e a entidade: “A CBF tem um terreno na Barra em que a ideia é fazer um super centro de treinamentos para árbitros e futebol feminino, que é cada vez mais importante em nosso país. E trazer para o Centro da cidade, em um imóvel da prefeitura, o Museu do Futebol Brasileiro”, disse.
Presidente da CBF detalha expectativa sobre o museu
Atualmente, o acervo da CBF está exposto em sua sede na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A reforma no antigo prédio do Automóvel Club do Brasil já iniciou, contando com um investimento de cerca de R$ 36,3 milhões. O projeto ainda inclui a realização da infraestrutura de telecomunicações, de sistema de incêndio e pânico, além de execução de sistema de climatização e de serviços de acessibilidade.
“O museu hoje é espetacular e está restrito ao prédio da CBF, na Barra, sem muita visitação. Trazê-lo para o Centro vai ampliar o universo de pessoas que podem conhecê-lo e quem irá ganhar com essa mudança é o torcedor brasileiro”, destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. A conclusão da etapa está prevista para o final da temporada de 2024.