Notícias recentes informam que o conhecido jogador de futebol, Cristiano Ronaldo, está na mira das autoridades. A BBC revelou nessa última madrugada que o atacante português, atualmente contratado pelo Al-Nassr, está sendo investigado devido a possível ligação com um grande esquema de fraudes para promover a empresa de criptomoedas, Binance.
O referido jogador enfrenta atualmente um processo coletivo nos Estados Unidos por sua promoção vinculada à Binance, considerada a maior troca de criptomoedas do mundo. Os queixosos alegam que o seu apoio os incentivou a fazer investimentos que resultaram em perdas. Eles requerem danos e indenizações numa soma que ultrapassa mil milhões de dólares americanos, mais ou menos 915 milhões de euros.
Qual a participação de Cristiano Ronaldo nessa situação?
Em novembro de 2022, a Binance anunciou a sua primeira coleção ‘CR7’ de tokens não fungíveis (NFTs) em parceria com o jogador português. Segundo Cristiano Ronaldo, esses NFTs recompensariam os fãs “por todos os anos de apoio”. Os NFTs são ativos virtuais que podem ser comprados e vendidos, mas não têm uma existência física no mundo real, existindo somente de forma digital.
O NFT mais barato da coleção teve o preço inicial de 77 dólares na época do seu lançamento, em novembro de 2022. No entanto, um ano depois, o mesmo NFT foi avaliado em torno de 1 dólar. Os queixosos alegam que a promoção da Binance por Cristiano Ronaldo resultou num aumento de 500% nas pesquisas da referida plataforma de criptomoedas, que está registrada nas Ilhas Cayman.
O que dizem as autoridades?
O presidente da SEC, Gary Gensler, informou que “quando celebridades endossam oportunidades de investimento, incluindo criptoativos, os investidores devem ter cuidado para pesquisar se esses investimentos são adequados para eles, e devem entender a razão pela qual essas celebridades endossam tais oportunidades”.
Os demandantes alegam que Cristiano Ronaldo deveria ter revelado o quanto estava sendo pago, mas que não o fez. No desenrolar dessa história, aguardamos novos capítulos e mais informações oficiais das partes envolvidas. Resta aos fãs e ao público em geral esperar o desfecho dessa conturbada situação.