O Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 terminou no último final de semana. Após 38 rodadas, Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense conseguiram o acesso a primeira divisão, enquanto Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC foram rebaixados. Entre as 20 equipes, 11 atletas se destacaram e podem chamar a atenção de times da Série A.
Um levantamento da revista “Placar” apresentou 11 jogadores com idade sub-23 e que se destacaram nesta edição da Série B. Confira:
11. Fábio Matheus – volante – Sport
O jovem de 20 anos assumiu a titularidade do Leão da Ilha e marcou três gols nas 27 partidas que disputou (18 como titular). Foi, de fato, uma grata surpresa, na equipe.
10. Raylan – lateral-direito – Vitória
Titular em 15 dos 38 jogos, o jogador de 23 anos mostrou boa valência ofensiva, com 12 passes para finalizações. Atualmente, ele pertence ao Jacuipense-BA.
9. David da Hora – atacante – Juventude
Emprestado pelo Fortaleza, o atacante de 23 anos participou de nove tentos (quatro gols e cinco assistências) em 30 jogos. Os números são interessantes para quem joga pelo lado do campo.
8. Vini Paulista – volante – Juventude
Após não se firmar no Grêmio, o jogador de 22 anos acertou com o Verdão. Segundo volante, participou de três assistências e marcou um gol em 28 partidas, com um total de 83% de aproveitamento nos passes.
7. Claudinho – lateral-direito – Criciúma
Revelado na base do próprio time Carvoeiro, o jogador de 23 anos se firmou como titular na equipe e contribuiu com três gols e duas assistências nas 32 partidas que esteve em campo.
6. Rômulo – meia – Novorizontino
Com incríveis 51 passes para finalizações, o meia que caiu pelo lado esquerdo em grande parte da temporada foi um dos destaques do time paulista. Foram sete gols e quatro assistências. Rômulo tem 22 anos.
5. Guilherme Biro – lateral-esquerdo – Mirassol
Contratado nesta temporada após várias temporadas no Coritiba, o jogador de 23 anos marcou três gols e distribuiu três assistências em 29 partidas, além de uma média de 3,5 bolas recuperadas por jogo nesta Série B.
4. Rodrigo Gelado – lateral-esquerdo – Vila Nova
Com apenas 20 anos o jovem, que tem o apelido por parecer com o personagem do filme “Os Incríveis”, também foi incrível com um gol marcado e quatro assistências concedidas. Além disso, também teve uma média de 4,9 bolas recuperadas.
3. Bruninho – meia – Guarani
O jogador chegou por empréstimo do Atlético-MG. Foram sete gols e duas assistências nesta Série B. O meia tem apenas 23 anos e deve ser observado no Galo em 2024.
2. Neneca – goleiro – Londrina
O time paranaense foi rebaixado, mas o goleiro evitou placares ainda piores nas partidas. Foram 69% dos chutes defendidos, incluindo um pênalti. O arqueiro é filho do pai, que tem o mesmo apelido e foi campeão do Brasileiro com o Guarani, em 1978.
1. Juan Christian – atacante – Vila Nova
Extrema de 22 anos, o jogador marcou quatro gols e distribuiu duas assistências em 16 partidas. Foram 22 passes para finalizações e uma média de 1,5 dribles por jogo.