A cidade de La Unión, na Colômbia, teve que remover sua decoração de natal após reprovação da população. A prefeitura instalou na principal praça do município uma réplica do avião envolvido na tragédia com a delegação da Chapecoense, em 2016.
O ato tinha a intenção de homenagear as vítimas da tragédia, mas causou uma repercussão muito negativa.
“Homenagem” para a Chapecoense
Quando a delegação da Chapecoense voava para a Colômbia para a disputa do jogo de ida da final da Copa Sul-Americana de 2016, a aeronave da LaMia caiu na região de La Unión. O acidente ocasionou a morte de 71 pessoas, entre jogadores, jornalistas e comissão técnica.
Nesta terça-feira (28), a tragédia completará sete anos e o item decorativo foi colocado na praça como uma forma de homenagear as vítimas. Porém, a mídia e a população reprovaram a atitude.
O prefeito de La Unión, Edgar Alexander Osorio, fez uma retratação e explicou o motivo de colocar o item como decoração da cidade. “Com a temática de representar a história do município, foram instaladas diferentes figuras que recriam a idiossincrasia, fauna, flora, arquitetura, agricultura e sucessos históricos do território de Unión”, declarou.
Ele reiterou que nunca teve a intenção de ferir o sentimento das pessoas e prontamente mandou retirar a réplica do local. “A intenção nunca foi ferir a sensibilidade das pessoas. Mesmo assim, compreendemos o desconforto que isso propiciou. Portanto, pedimos desculpas e vamos retirar a figura”, finalizou.
Como uma verdadeira forma de homenagear as vítimas da tragédia da Chapecoense, a Paróquia de La Unión promoverá nesta terça-feira (28) um evento para o aniversário de sete anos do acidente.