O Botafogo empatou por 2 a 2 com o Fortaleza na última quinta-feira (23) e perdeu de vez a liderança do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, essa queda da equipe vem de muito antes e teve grande influência de jogos em casa.
De acordo com dados do “Transfermarkt”, o time Alvinegro sofreu quatro derrotas em casa até aqui na competição. O que antes era um grande trunfo para as vitórias, passou a ser a causa de derrotas que o levaram a deixar o primeiro lugar após mais de 30 rodadas.
Na tabela dos mandantes, o Botafogo foi ultrapassado pelo São Paulo e ocupa o quinto lugar com 11 vitórias, dois empates e quatro derrotas. Vale lembrar que os dados também consideram a derrota por 4 a 3 para o Grêmio, que aconteceu em São Januário, uma vez que o Nilton Santos estava cedido para shows.
O empate de ontem faz com que o Alvinegro não dependa mais apenas de si para chegar ao tão sonhado título do Campeonato Brasileiro, que não vem desde 1995. A equipe de Tiago Nunes chegou aos 61 pontos, um a menos que o Palmeiras, novo líder isolado da competição.
Restam mais quatro jogos e agora o Botafogo vai precisar somar o máximo de pontos possíveis e ainda torcer por algum tropeço Alviverde durante esse período. O Fogão ainda tem pela frente dois jogos no Rio de Janeiro e dois jogos longe de casa.
O próximo compromisso é diante do Santos, no domingo (26), às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos.