A temporada de 2023 segue a todo vapor entre as equipes brasileiras, e grande parte delas, já iniciam planejamento para se projetarem para o próximo ano da melhor maneira. Contudo, as notícias não são boas ao Flamengo de Arcoverde, já que na última quarta-feira (22), o TJD-PE (Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu por indeferir o pedido de disputar o Campeonato Pernambucano A1 de 2024.
O mesmo aconteceu com o Decisão de Sertânia, gerando enorme decepção. As equipes decidiram recorrer à Justiça, contra o novo regulamento da FPF. No caso, os clubes levam em conta o “descaso da FPF para com as equipes e torcedores”, ao determinarem mudanças no regulamento da competição nos último anos. Assim, o processo pedia uma mudança na decisão sobre a vaga para a Série A1.
No momento, apenas o campeão consegue se classificar para o torneio, algo que aconteceu com o Afogados. Ainda no processo pensado, as equipes citaram que “as quatro melhores colocadas tem direito de disputar o PE/A1 2024, respeitando as regras que regem o futebol”, garantindo os termos do Estatuto do Torcedor. O caso dividiu opiniões nos bastidores.
Flamengo fica de fora da lista de classificados
Caso a solicitação fosse considerada, além do Afogados, Flamengo de Arcoverde, Decisão de Sertânia, o Vitória também teria o direito à vaga, já que terminou a participação na competição na segunda posição. No entanto, para a decisão final, a juíza Clécia Carlos Soares comentou que as mudanças no regulamento feitas pela FPF, foram determinadas e publicadas dentro do prazo.
Assim, desconsiderou o pedido das equipes em busca de novas vagas, garantindo regularidade nas ações tomadas até o momento. Se clubes como o Flamengo, Decisão de Sertânia ficaram de fora da competição, equipes como: Afogados, Central, Maguary, Náutico, Retrô, Salgueiro, Santa Cruz, Sport, Petrolina e Porto, já estão garantidos.