CBF bateu na porta da Fifa e pediu que a Copa do Mundo seja disputada no Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou a Fifa que a Copa do Mundo Feminina de 2027 seja realizada no país sem passar pelo processo de votação. O pedido aconteceu durante a visita do presidente da entidade, Giani Infantino, no Brasil para acompanhar a final da Libertadores, no começo do mês. A informação é de Rodrigo Mattos, do “UOL Esporte”.
Segundo informações do jornalista, o encontro aconteceu durante o Congresso da Conmbol, realizado às vésperas da decisão entre Fluminense e Boca Juniors, que terminou com o título inédito para o Tricolor das Laranjeiras. Na ocasião, Ednaldo Pereira, presidente da CBF, utilizou como argumento o fato de que na parte masculina, as edições de 2030 e 2034 foram definidas sem nenhuma votação.
Para evitar votações, a entidade máxima do futebol realizou acordos com partes interessadas e envolveu compensações e retirada de candidaturas. Um exemplo é a Austrália, que havia manifestado interesse em sediar o torneio.
A reunião entre os mandatários foi o primeiro passo para tentar isso. Logo após, a Confederação Brasileira de Futebol deve realizar um pedido formal a Fifa para ter sua candidatura aceita. Infantino não deu uma resposta oficial durante o encontro. Vale lembrar também que, além do Brasil, há outras três sedes interessadas na Copa de 2027: Alemanha, Bélgica e Holanda (conjunto), México e EUA (conjunto) e África do Sul.
Caso a solicitação da entidade brasileira não seja atendida, a definição da sede da Copa de 2027 acontecerá em maio do ano que vem, durante o Congresso da Fifa.