O Boca Juniors foi assunto evidente no Brasil, durante a temporada de 2023, especialmente por ter alcançado a final da Copa Libertadores da América, junto ao Fluminense. O grande palco do confronto foi o Maracanã, no Rio de Janeiro, mas os torcedores argentinos tomaram seus lugares no estádio. No país, no entanto, diversos brasileiros acompanham a trajetória do time.
O Boca Juniors conta com 9,05 milhões de seguidores no Instagram, e por incrível que pareça, conta com São Paulo, no Brasil, como a cidade que concentra mais seguidores do seu perfil oficial, longe da Argentina. Cerca de 1%, aproximadamente 90 mil seguidores, são moradores de São Paulo, algo que impressiona e gera curiosidade entre os fãs da equipe.
No entanto, não parece algo impressionante ao clube, já que aproximadamente 40% de seguidores moram distante da Argentina. A informação foi compartilhada em um primeiro momento pelo ‘Samba Digital’. Algo que pode justificar a quantidade de seguidores que moram no Brasil, é a proximidade do país com seu vizinho. Além disso, São Paulo, possui a maior população do país.
Boca Juniors é superado por Fluminense na final
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo possui cerca de 12,4 milhões de habitantes, um importante destino para imigrantes. O resultado da grande final foi favorável ao Fluminense, representante do Brasil na decisão. O Tricolor venceu por 2 a 1, já na prorrogação. Foi a primeira taça da equipe na competição.
Mesmo com times de grande influência em seus países, as equipes caminham em diferentes objetivos nas redes sociais, trabalhando de formas diversas. Considerando até o dia 24 de Outubro, o perfil oficial do Boca Juniors no Instagram compartilhou 1117 postagens, resultado 3,3x menor do que Fluminense, como informa o site ‘mktesportivo’.