O lateral-direito Daniel Alves conseguiu uma vitória na Justiça nesta quinta-feira (16). O Tribunal Nacional da Espanha ordenou a devolução de 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 17 milhões) para o jogador.
Daniel estava em litígio contra o Ministério da Fazendo em função da declaração sobre seus direitos de imagem.
Daniel Alves consegue vitória na Justiça
O Ministério da Fazenda passou a investigar Daniel Alves em 2014, quando ele ainda era jogador do Barcelona. O motivo da investigação foi a tributação dos direitos de imagens do atleta.
O jogador havia transferido o dinheiro para a empresa Cedro Sports, a qual ele possui maior percentual de administração. Durante a fiscalização do órgão, a Agência Tributária considerou que o lucro dos direitos de imagem deveriam ser computados como mais-valia.
Já a defesa do jogador alega que a renda estava de acordo com a lei, uma vez que 85% era distribuído por meio do seu contrato de trabalho com o Barcelona e o restante dos 15% por direitos de imagem faturados pela Cedro Sports.
Diante desse cenário, o Tesouro da Espanha argumentou que Daniel não declarou futebol não declarou a remuneração do Barcelona ao agente José Rodríguez Baster para renovar o seu contrato com o clube naquele período. Desde então, as investigações continuaram mesmo após a saída do atleta do Barça.
Agora, o Tribunal julgou que Daniel Alves realizou as declarações em consonância com a legislação tributária. Com isso, o lateral-direito vai receber de volta os quase R$ 17 milhões envolvidos nas investigações.