No último sábado (11), durante a vitória do Grêmio sobre o Bahia, o meia Luan mais uma vez não foi utilizado no duelo pelo técnico do Imortal, Renato Gaúcho. Esta foi a quinta partida consecutiva em que o jogador de 30 anos não entrou em campo sob o comando de Portaluppi no time gaúcho.
Após a partida, o treinador justificou a decisão de não utilizar Luan, destacando os problemas físicos enfrentados pelo meio-campista. O atleta chegou no Grêmio após um período desafiador no Corinthians, seu último clube, onde não entrou em campo durante todo o ano de 2023 e enfrentou controvérsias fora de campo.
Em julho, Luan rescindiu contrato com o Timão e retornou ao Grêmio. Na ocasião, o atleta estava a mais de oito meses sem participar de uma partida oficial. Após o duelo contra o Bahia, Renato Portaluppi reconheceu a importância do ritmo de jogo, mas ponderou sobre a necessidade de cuidados devido ao histórico recente do atleta.
“Colocar o Luan nessa situação, de estar totalmente sem ritmo de jogo, às vezes vou ter um a menos em campo. Se o jogo estiver decidido, é outra coisa. Num jogo pegado, fica difícil. Ele vem de um ano, e não é sem jogar, em oito, nove meses sem tocar na bola. Tem que ter muito cuidado para não expor o jogador, sofrer uma lesão ou prejudicar nosso time”, disse o treinador do Imortal.
Desde que retornou ao clube onde se tornou Rei da América, Luan realizou apenas cinco partidas, e ainda não anotou um gol ou uma assistência sequer.