Aos 22 anos, Lucas Lourenço retorna ao Santos após fim de empréstimo ao lado do Figueirense. Mesmo com a oportunidade de estar no CT Rei Pelé, seu futuro segue de maneira indefinida para o próximo ano. O jogador se tornou destaque na base do Peixe, quando ainda servia Rodrygo e Yuri Alberto. Os atletas atuavam juntos desde o sub-13, mas o meia-atacante não evoluiu da mesma forma.
Rodrygo logo se tornou peça essencial do Real Madrid e da Seleção Brasileira, enquanto Yuri passou a ser titular com a camisa do Corinthians. Lourenço, no entanto, não conseguiu garantir atuação constante na equipe profissional do Santos, caminhou ao time B, além de ter contado com inúmeros empréstimos, que também não acarretaram em um resultado positivo.
Desde então, Lucas Lourenço passou pelo Londrina, Santo André, CSA, Botafogo-SP e pelo Figueirense. Assim que chegou ao Figueirense, o atleta completou apenas cinco jogos e logo pediu o término do vínculo, caminhando novamente ao Santos. No total, garantiu apenas um desafio como titular, novamente sem balançar as redes. Agora, segue entre as opções do técnico Marcelo Fernandes.
Antigo companheiro de Rodrygo não balançou as redes no profissional
De volta ao CT, Lucas Lourenço realiza apenas as atividades, e a tendência é que não continue na equipe para 2024. Em momento conturbado, o atleta não balançou as redes no profissional e mesmo nos empréstimos, era escolhido apenas como opções do banco de reservas, na maioria das oportunidades. O acordo com o Santos encerra ao final da próxima temporada.
O Alvinegro também não vive o melhor momento, caminhando para a reta final do Campeonato Brasileiro, ainda na luta contra o rebaixamento. A equipe paulista nunca foi rebaixada à Segunda Divisão, por isso, busca uma virada de chave nos últimos compromissos. Na tabela, o Peixe é dono da 14ª posição, acumulando 42 pontos.