O Santos vive temporada agitada em 2023, e mesmo com importantes compromissos no ano, ainda tentando se distanciar da possibilidade de rebaixamento, o clube já analisa o planejamento para 2024. Para o próximo ano, a equipe segue sem a vaga para a valiosa Copa do Brasil, algo que ainda será distribuído com as classificações do Campeonato Brasileiro e da Copa Santa Catarina.
No Campeonato Paulista, o Peixe terminou sua participação na 12ª posição, e descartou a possibilidade de garantir a vaga pelo torneio estadual. Em São Paulo, as equipes já confirmadas são: Palmeiras (campeão estadual), Água Santa (vice-campeão estadual), Bragantino (3° colocado estadual), Ituano (4° colocado estadual) e São Bernardo (campeão da Taça Independência).
Para completar a lista, estão: Portuguesa Santista (campeã da Copa Paulista), São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e Corinthians (7º colocado do estadual). Vale ressaltar que os sete times mais bem colocados no Brasileirão estarão garantidos no próximo torneio, além do campeão do torneio catarinense. Na tabela, o Santos é o 14º colocado, acumulando 42 pontos.
Presidente do Santos estuda possibilidade sobre a Copa do Brasil
O presidente do Santos, Andrés Rueda, comentou em determinados momentos que espera que o time possa receber um convite da CBF para estar na Copa do Brasil 2024, contudo, a possibilidade parece completamente distante da realidade. No total, a competição contará com 92 participantes em busca do prêmio, além de uma vaga direta para Copa Libertadores de 2025.
O Santos busca uma virada de chave ao final da temporada, especialmente com o intuito de se livrar da possibilidade de atingir o seu primeiro rebaixamento de toda a história. O clube nunca caiu para a Segunda Divisão, no entanto, segue apenas cinco pontos de distância do Cruzeiro, o primeiro time no Z4. Contudo, a equipe celeste ainda conta com dois jogos a menos.