Bahia confirma presença na Série A 2024
No dia 12 de novembro de 2023 marcou uma grande conquista para o futebol baiano. Após cinco longos anos, o time da Bahia volta a figurar entre a elite no universo futebolístico. Isso se deu com o Vitória vencedo por 2 a 1 contra o Novorizontino na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Houve muita celebração com a volta do time para a Série A dado o desempenho impressionante durante o campeonato. O Vitória conseguiu se destacar como líder na Série B, alcançando maravilhosos 69 pontos. Isso representou uma vantagem de oito pontos sobre o segundo colocado, Atlético-GO. Ainda completam o G-4 os times Criciúma e Juventude, ambos com 60.
A partida iniciou-se com ares de decisão para o Novorizontino, em contrapartida, o Vitória parecia desatento durante o começo do jogo. O Novorizontino com um ímpeto ofensivo logo nos primeiros minutos quase chegou a abrir o placar com César Martins. Porém, apesar da pressão do Novorizontino, foi o Vitória que conseguiu reverter a situação ainda na primeira etapa do jogo com um gol de Léo Gamalho.
No entanto, no segundo tempo tudo mudou. O Vitória se acomodou com o resultado e se fechou, enquanto o Novorizontino continuava sua busca para virar o jogo.
Justo no momento em que o jogo parecia caminhar tão somente para um empate, um lance inesperado mudou a situação. Aos 53 minutos, Zé Hugo sofreu um falta do goleiro Georgemy na área, gerando uma grande oportunidade de pênalti para o Vitória. Welder, então, assumiu a responsabilidade da cobrança e simplesmente decretou o acesso do Vitória para a Série A, causando o júbilo de milhares de torcedores baianos.
E assim, terminou a grande partida com Vitória já pensando no próximo desafio na elite do futebol brasileiro, enquanto o Novorizontino ainda vê o acesso para a Série A se distanciando. Agora, os times encaminham-se para os próximos confrontos.
Bahia e Vitória podem estar na Série A em 2024
O Bahia que conquistou o acesso em 2022 a Série A, ainda precisa garantir sua permanência para a Série A de 2024. Caso isso ocorra, será a primeira vez desde 2018, onde ambos disputaram a elite do futebol brasileiro, mas o Vitória acabou rebaixado.