Bradley Wiggins, lenda dos esportes sobre duas rodas no Reino Unido, pode ser declarado falido. A notícia, revelada pelo portal Cycling Weekly, causa estranhamento, visto que Wiggins é notoriamente um dos maiores ciclistas da Grã-Bretanha – um atleta que conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.
Segundo as informações, Wiggins, aos 43 anos, não quitou uma dívida de quase £1 milhão (R$5,2 milhões) feita contra ele no ano passado. Os liquidacionistas da empresa de Wiggins afirmam que o ex-ciclista tem evitado a falência há mais de três anos por meio de um Acordo Voluntário Individual (IVA).
Porque Bradley Wiggins está em risco de falência?
O IVA é um processo comum no Reino Unido, utilizado para ajudar as pessoas a quitar suas dívidas e evitar a falência. No entanto, os liquidacionistas da companhia de Wiggins revelaram que ele não pagou nenhuma parte dos £979,953 que exigiram dele no ano passado. Essa quantia é parcialmente para pagar um empréstimo pendente do diretor, embora Wiggins tenha contestado a reivindicação.
Esperava-se que Wiggins pagasse aos liquidacionistas pouco mais de £600.000 (R$3,1 milhões), uma quantia levantada em grande parte pela venda de uma propriedade na Espanha. Contudo, ele foi notificado com uma ‘notificação de violação’ em seu IVA no início deste ano.
Como isso pode impactar a reputação de Wiggins?
Os liquidacionistas declararam em um relatório datado de 19 de setembro que o IVA de Wiggins provavelmente será encerrado após essa infração, o que pode levá-lo à declaração de falência. O referido documento declarou:
‘Infelizmente, o supervisor conjunto informou os credores… se a violação não for remediada, então o IVA pode ser encerrado. ‘No caso do IVA ser encerrado, o diretor pode se tornar sujeito ao processo de falência e isso potencialmente aumentaria significativamente o prazo esperado para o pagamento da conta de créditos pendentes do diretor.'”
Isso representa o mais recente golpe em Wiggins, que tem enfrentado dificuldades financeiras há algum tempo. Sua equipe, a Team Wiggins, entrou em liquidação em setembro de 2020 e agora está desativada. Na tentativa de angariar fundos, Wiggins colocou suas marcas registradas: ‘Wiggins’ e ‘Wiggo’ à venda.