Era das SAFs tem a PRIMEIRA VERGONHA comprovada no futebol brasileiro e deixa torcedores com alerta ligado
Na última quarta-feira (8), o América recebeu o Coritiba na Arena Independência, pela 33ª rodada do Brasileirão. Mesmo com a oportunidade de atuar em casa, o Coelho foi goleado em 3 a 0, resultado que concretizou mais um rebaixamento em sua história. Para a equipe mineira, a decepção é enorme e gera preocupação ao futebol brasileiro, já que é uma das equipes que contam com as SAFs.
De maneira impressionante, o América se tornou a primeira Sociedade Anônima de Futebol (SAF) a concretizar a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O Coelho é o último colocado da tabela, na 20ª posição da Série A, acumulando apenas 21 pontos. O Vasco da Gama é o primeiro time de fora do Z4, garantindo 37, e já não pode mais ser superado pelo time mineiro.
No atual Campeonato Brasileiro, o torneio conta com oito SAFs: Atlético, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco da Gama. Por incrível que pareça, mesmo que seja um modelo que chegue como uma esperança aos clubes do futebol nacional, apenas Atlético e Botafogo já estão completamente distantes da possibilidade de rebaixamento.
SAFs analisam situação do América como exemplo negativo
O América, por exemplo, caiu restando cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, é dono da 17ª posição, acumulando 37 pontos, o Vasco da Gama e o Bahia (16º e 15º colocados) possuem a mesma pontuação da Raposa. O Coritiba é o 19º, dono de 26 pontos, grande cotado para deixar a Série A na atual temporada. O Cuiabá segue em 12º, com 41 pontos.
O Coelho passou pela transformação em SAF ainda em janeiro de 2022. Contudo, diferente do que é comum no futebol nacional, ainda não conta com um fundo investidor na administração da equipe. A queda para a Série B, inclusive, pode ser um fator que dificultará ainda mais a procura pelo nome ideal, que realizaria o investimento no time.