Em temporada importante em sua história, o Fortaleza alcançou a sonhada final da Copa Sul-Americana, no entanto, o desfecho foi completamente distante do esperado. O clube que representava o Brasil na competição, empatou em 1 a 1 no tempo normal e acabou sendo eliminado pela LDU-EQU nos pênaltis. O resultado ainda parece gerar atuações negativas em campo.
A última vitória do Fortaleza aconteceu há um mês, no dia 8 de outubro, no triunfo em 3 a 2 contra o América-MG, na Arena Castelão, em confronto pelo Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira (8), o resultado também não agradou completamente, garantindo um empate em 1 a 1 junto ao Athletico-PR, em duelo válido pela 33ª rodada do torneio. No total, são seis jogos longe dos três pontos.
Desde a última vitória, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda completou quatro derrotas e dois empates, a pior sequência da temporada de 2023. Em um primeiro momento, a pior sequência aconteceu em maio, entre os dias 8 e 20. Na ocasião, o elenco passou por cinco partidas sem nenhum triunfo, completando três empates e duas derrotas.
Fortaleza vai em busca da virada de chave contra o Cuiabá
Assim, o Fortaleza só voltou a vencer no dia 24 de maio. O triunfo se mostrou extremamente importante na fase de grupos da Copa Sul-Americana, garantindo o resultado em 3 a 2 sobre o San Lorenzo, da Argentina, na Arena Castelão. A equipe retorna aos gramados já no próximo domingo (12), para enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso.
“É duro esconder a dor do vice [na Copa Sul-Americana], fizemos um grande campeonato, mas já passou. Conversamos internamente sobre isso. Acho que contra o Athletico tivemos um rendimento melhor do que nos últimos jogos, não ganhamos, mas interrompemos a sequência de derrotas”, disse o atacante Guilherme, autor do gol na Ligga Arena, em Curitiba.