A Copa São Paulo de Futebol Júnior, popularmente conhecida como Copinha, não contará com uma tradicional equipe na edição 2024. Trata-se do Londrina.
O clube paranaense alegou corte de gastos e desistiu de participar do torneio. Com isso, o Operário herdou a vaga.
Londrina fora da Copinha
O Londrina se classificou para a Copinha por ter sido vice-campeão paranaense sub-20 neste ano. Porém, a diretoria do clube alega dificuldades financeiras que impedem a participação na competição.
O Tubarão vive um impasse financeiro sobre a liberação de verba referente a um acordo com a Liga Forte, no valor de R$ 8,2 milhões. Esse entrave se dá pela relação entre SM Sports e o próprio clube. O caso está na Justiça.
Por conta desse impasse, jogadores e funcionários ligados ao futebol do Londrina estão sem receber salários há cerca de três meses. Além disso, a diretoria informou que seria preciso investimento de R$ 80 a 100 mil para o clube participar da Copinha, o que não é possível no momento.
Com a desistência do Tubarão, o Operário herdou a vaga da federação paranaense. O Fantasma teve a terceira melhor pontuação geral na primeira fase do campeonato paranaense sub-20, mas não conseguiu ficar entre os dois melhores de seu grupo e, assim, não avançou para as semifinais.
Essa será a 4ª vez que o Operário disputa a Copinha. A primeira foi em 2020, quando a equipe foi eliminada na segunda fase. Em 2022 e 2023, o clube parou na fase de grupos.
O Paraná será representado na Copa São Paulo de Futebol Júnior por Athletico Paranaense, Coritiba, Patriotas e o próprio Operário.