O Corinthians enfrenta uma situação complicada na tabela do Campeonato Brasileiro, necessitando desesperadamente de pontos para afastar-se da zona de rebaixamento. O desempenho em campo permanece preocupante e estagnado, e a situação se torna ainda mais delicada com as eleições presidenciais do clube iminentes, agendadas para o dia 25.
Como o fator financeiro tem sido uma grande preocupação do Timão nos últimos anos, uma questão de mercado relevante se destaca em relação à responsabilidade da futura gestão: o Barcelona, da Espanha, está considerando uma operação para contratar Gabriel Moscardo, de 18 anos, jogador que tem atraído atenção desde seus tempos no sub-20. O volante possui uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros (cerca de R$ 520 milhões) e contrato até 2026.
No momento, o Fair Play Financeiro ainda impõe restrições ao Barcelona, causando instabilidade financeira, necessitando de tempo para viabilizar recursos e concretizar a proposta pelo jovem do Corinthians. Na última janela de transferências, o Corinthians rejeitou uma proposta de 25 milhões de euros (R$ 132,7 milhões na época) do Chelsea, da Inglaterra, pelo jogador. No entanto, devido à perda de titularidade e queda de desempenho de Moscardo, uma oferta semelhante pode ser considerada agora.
Moscardo perdeu espaço no time alvinegro após a chegada de Mano Menezes. Nesta temporada, o volante de 18 anos realizou 21 partidas com a camisa do Timão, e mesmo se tornando um reserva, ele tem entrado na maioria das partidas da equipe no Campeonato Brasileiro. Entretanto, no último jogo do Corinthians, contra o Red Bull Bragantino, Moscardo não entrou em campo.