Frank Lampard, ex-técnico do Chelsea, fez uma revelação intrigante recentemente. Ele afirmou que durante seu mandato tentou desesperadamente contratar a estrela do futebol, Jude Bellingham. No entanto, a diretoria do Chelsea supostamente se esquivou, resistindo ao desembolso dos £20 milhões (R$103 milhões) que eram exigidos pelo jogador na época.
Essa declaração se deu durante uma entrevista no podcast Obi One, onde Lampard detalhou seus planos frustrados. Ele havia visto em Bellingham, um jogador promissor com desempenho crescente. No entanto, a resistência do conselho do Chelsea em investir no jogador, resultou na sua perda para outro clube.
Jude Bellingham, agora com 20 anos, tem alcançado êxito atrás de êxito desde que se juntou ao Real Madrid, club no qual desembarcou após uma passagem marcante pelo Borussia Dortmund. De fato, o impacto que conseguiu gerar já desponta como fenomenal, com o jogador marcando em 13 dos seus 14 jogos após a transferência.
Poderia a história de Bellingham ter sido diferente se assinasse com o Chelsea?
Voltando ao período entre julho 2019 e janeiro 2021, quando Lampard estava no comando do Chelsea, Bellingham ainda não havia estreado oficialmente pelo Birmingham. Mas logo credenciou-se como destaque na temporada 2019-2020, possivelmente chamando a atenção dos olheiros do Chelsea naquela época.
Entretanto, ao invés de se mudar para Londres, Bellingham decidiu por um movimento ambicioso ao aceitar uma oferta da Bundesliga e aderiu ao Borussia Dortmund por incríveis £25 milhões – um valor recorde para um jogador de 17 anos naquela época.
Como essa decisão impactou a trajetória de Bellingham e do Chelsea?
O Chelsea, ao que parece, admitiu o erro do passado. Desde que Todd Boehly assumiu o clube em maio de 2022, houve um foco claro na contratação de jovens talentos com grande potencial – diferente do que ocorria no mandato de Frank Lampard. Nesse período, o Chelsea optou principalmente por jogadores já consolidados como Timo Werner, Hakim Ziyech, Kai Havertz e Edouard Mendy.
Em retrospecto, essa escolha se provou custosa para os Blues, especialmente após Bellingham ter vencido o prestigioso Troféu Kopa na recente cerimônia do Ballon d’Or 2023. E agora, o jogador está se preparando para o embate do Real Madrid na Liga dos Campeões contra o Braga, ainda que sua presença seja incerta devido a uma lesão no ombro.