A cidade de Franca, no interior de São Paulo, levou um susto na manhã desta segunda-feira (6). O teto do Ginásio Clube dos Bagres, palco do primeiro título nacional da equipe de basquete masculino de Franca, sofreu um desabamento.
A polícia informou que ninguém ficou ferido. As causas do incidente não foram encontradas e as autoridades iniciaram as investigações.
Teto de ginásio desaba
O Clube dos Bagres foi fundado em 1953 e tombado como patrimônio histórico da cidade em 2003. O ginásio recebeu os primeiros jogos da equipe masculina de basquete da cidade, antes do ginásio “Pedrocão” ser a casa do time.
No início de sua história, o Franca atuou como “Clube dos Bagres” entre 1961 e 1971. Durante o período, a equipe faturou oito campeonatos paulistas do interior e seu primeiro título brasileiro, este em 1971 — um ano antes de se mudar do local.
O clube chegou a ter três mil sócios, mas no início deste século entrou em decadência. Desde 2013, o ginásio é alvo de vandalismos e pichações. A polícia acredita que isso pode ter sido uma das causas do acidente.
Além disso, a falta de cuidados e reparos necessários no local contribuíram para o desabamento do teto. O clube ainda não se pronunciou sobre o assunto.
O Franca é uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas do basquete brasileiro. O time é o atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), após derrotar o São Paulo na final “melhor de cinco” em maio deste ano.
Na atual temporada, o Franca fez apenas dois jogos pelo NBB, com duas vitórias. A equipe entra em quadra nesta terça-feira (7) para enfrentar o Corinthians. O duelo tem início às 20h (horário de Brasília).