Pela primeira vez em sua história, o Fluminense conquistou a Copa Libertadores. Desta forma, o Tricolor das Laranjeiras garantiu sua vaga para o Mundial de Clubes, que será disputado no fim deste ano. A vitória carioca acabou gerando repercussão com o treinador da equipe que irá representar a Europa na competição: Pep Guardiola.
O comandante do Manchester City foi questionado sobre o Mundial e a futura participação dos Citizens na competição. O espanhol afirmou que não acompanhou a final da Libertadores, mas também destacou que o torneio apresenta dificuldades antes mesmo do possível duelo entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Champions League.
“Nunca ganhamos antes, claro. É um troféu que nunca disputamos, já que para estar lá, você precisa ganhar a Champions League e acabamos de ganhar pela primeira vez. O meu sentimento é de que os jogadores estarão prontos, mas são dois jogos. Já disputei três vezes o Mundial, e o primeiro jogo é muito delicado…”, afirmou Guardiola.
O Manchester City, assim como o Fluminense, começa o torneio diretamente na semifinal e enfrentará na estreia o León, do México, ou o Urawa Reds, do Japão. O campeonato está agendado para ocorrer de 12 a 22 de dezembro, durante uma fase agitada da temporada europeia. Guardiola mencionou que já percebe os jogadores falando sobre o Mundial nos vestiários.
“Nós vamos preparados para lá, eu sei disso, porque é um sonho para nós. O clube não tem esse troféu, e para disputar o Mundial, você precisa ganhar a Libertadores, a Champions da Ásia, a Champions League”, afirmou o espanhol.