Apesar de nunca ter vencido a Copa Libertadores da América, o Botafogo se considera três vezes campeão mundial. A informação consta no site oficial do clube carioca na linha cronológica de títulos do clube.
Segundo o portal, a primeira conquista foi em 1967, em Caracas na Venezuela. No ano seguinte, veio o segundo título, também na capital Venezuela, por fim, em 1970 a terceira conquista também em Caracas.
Em abril de 2020, em entrevista ao “ge”, o então presidente do Alvinegro, Nelson Mufarrej, afirmou que buscaria o reconhecimento em âmbito internacional.
“É uma ode à nossa história gloriosa, bem como aos atletas da época, que enfrentaram grandes adversários do mundo. Uma constelação de ídolos que merece toda reverência. A história tem que ser, antes de tudo, valorizada por nós. Por isso autorizei que fosse publicado esse registro no Site Oficial. Agora, o caminho é finalizar o projeto e dar início aos trâmites em busca do justo reconhecimento em âmbito internacional. A fundamentação para o pedido foi elaborada por um grupo de pesquisadores liderado pelo Grande Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda, curador do Centro de Memória“, disse o dirigente.
A competição, no entanto, nunca entregou taças a seus vencedores, mas em 2021, o Alvinegro confeccionou os seus próprios troféus. Apesar disso, não há informações de que o time carioca tenha ingressado na Fifa para que as conquistas sejam reconhecidas.
Além do Botafogo, outras equipes do futebol brasileiro como Bangu, Corinthians, Cruzeiro e São Paulo também foram campeões do torneio.