Conhecida figura religiosa, Papa Francisco nunca negou sua paixão por futebol e além de acompanhar os jogos da seleção da Argentina, Jorge Bergoglio é torcedor do San Lorenzo, clube que conquistou a Copa Libertadores em 2014. Em entrevista ao programa italiano TG1, do canal RAI1, ele decidiu apontar o seu jogador preferido de todos os tempos, surpreendendo os argentinos.
Na conversa, Papa Francisco foi questionado sobre o assunto, no entanto, sendo apontado os argentinos Lionel Messi e Diego Maradona. Ao responder, o Papa não acolheu as sugestões e definiu o Rei Pelé como o principal. O brasileiro, ídolo incontestável do futebol mundial, faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, mas é lembrado como referência no esporte.
“Eu colocaria [nas opções] um terceiro: Pelé. Maradona foi um grande jogador, mas, como homem, ele falhou. Messi, por sua vez, é muito correto, um cavalheiro. Para mim, desses três, o grande é o Pelé. Um homem de coração”, afirmou. Francisco ainda completou: “Falei com Pelé, conheci ele uma vez num avião quando estava em Buenos Aires, e nós conversamos. Um homem de tanta humanidade”.
Papa Francisco comenta desfecho de Maradona
Papa Francisco ainda comentou sobre a passagem de Maradona dentro de campo, mas lamenta pelo momento vivido no desfecho de sua vida. “Maradona foi grande como jogador, mas falhou como homem. Coitado, escorregou com a corte de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do pontificado e, depois, coitado, teve aquele fim”, disse
Atualmente, Messi é destaque e enfrenta os últimos momentos da carreira ainda no topo. Na temporada de 2023, o argentino foi novamente premiado como o melhor jogador do mundo, recebendo a sonhada Bola de Ouro. Para o atleta, é a oitava, chegando após a grandiosa conquista da Copa do Mundo, o título que faltava para sua carreira.