Isaquias Queiroz, canoísta brasileiro de renome, competiu na categoria C1 1000m da canoagem de velocidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Saindo vitorioso da eliminatória realizada no dia 2 de abril, Queiroz competiu na decisão final no dia 4 de abril, posicionando-se como um forte candidato para a medalha de ouro.
Entretanto, o foco de Queiroz em Santiago não estava apenas na competição atual. O atleta de 29 anos, dono de 18 medalhas em mundial e quatro em olimpíada, chamou a atenção para as dificuldades da competição e surpreendeu ao afirmar que esta será sua última participação nos Jogos Pan-Americanos.
Conforme as palavras de Queiroz: “A competição está dura, até porque tive apenas um mês de treinamento antes de vir. Os brasileiros estão muito focados na Olimpíada de Paris, mas eu queria vir, porque acredito que serão os últimos Jogos Pan-Americanos da minha carreira e queria desfrutar mais desse momento”.
Pressão da Canoagem na Vida Pessoal
Isaquias Queiroz, um dos grandes nomes da canoagem brasileira, também falou sobre o impacto do esporte em sua vida pessoal. A busca por mais uma medalha para sua carreira e o esporte brasileiro o mantém focado, porém, a canoagem tem grandes exigências, refletindo na vida pessoal e familiar do atleta. Afinal, para Queiroz, seu futuro parece se aproximar mais da família e menos das competições.
No seu planejamento de carreira, Queiroz prevê as Olimpíadas de Paris 2024 como sendo o marco de sua despedida das competições. “Minha vida sempre foi 100% canoagem. Agora, está me custando muito, nunca pude desfrutar da vida, estar com meu filho, minha esposa e família. Já tenho o que queria, e a canoagem exige muito. Chega uma hora que o corpo diz e precisamos saber nos retirar. Quero sair na hora certa e creio que Paris será o melhor momento para isso”, finaliza o canoísta.