CBF revelou áudio: Botafogo pode pedir anulação da partida contra o Palmeiras?

O confronto entre Botafogo e Palmeiras na última quarta-feira (1) foi marcado por uma polêmica de arbitragem. O lance envolveu a expulsão do zagueiro Adryelson, quando o Glorioso vencia o Verdão por três a um.

Como já é protocolo, a CBF divulgou o áudio do VAR nesta quinta-feira (2).

Áudio do VAR de Botafogo x Palmeiras

O lance aconteceu aos 25 minutos do segundo tempo, quando Adryelson cometeu falta em Breno Lopes. A princípio, o árbitro Bráulio da Silva Machado marcou falta para o Palmeiras e não aplicou nenhuma punição ao jogador.

Entretanto, o VAR considerou que haviam elementos para expulsar o botafoguense, já que ele era o último homem da linha de defesa e interrompeu uma chance clara de gol. Antes mesmo da divulgação dos áudios do árbitro vídeo, a CBF emitiu um parecer sobre o lance:

O VAR percebe a existência de uma possível infração por clara oportunidade de gol. Entende a existência das quatro considerações da regra para que fique caracterizado: distância da meta, direção da jogada, a possibilidade de manter ou obter a posse de bola e o número ou posição dos atletas no campo de jogo.

Durante a análise do lance, o VAR consulta seus assistentes para chamar Bráulio ao monitor para revisar o lance. “Para mim tem a configuração dos quatro elementos. Tem direção, tem posse, não tem defensores e tem domínio. O atleta mais próximo é um companheiro dele”, argumentou.

Após analisar a jogada no monitor e ouvir as orientações do VAR, Bráulio opta por expulsar Adryelson. “Ok, já pego a direção. O jogador tem até a possibilidade de passe. Falta e cartão. Estou retornando com tiro livre direto, e cartão vermelho para o 37”, concluiu.

A partida terminou quatro a três para o Palmeiras, que diminuiu a distância do líder Botafogo para três pontos. Vale lembrar que o Glorioso ainda tem um jogo a menos em relação ao Verdão.