A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na última terça-feira (31), o calendário de competições para 2024. Apesar de parar em datas Fifa, o Brasileirão deve prosseguir normalmente durante a Copa América, que conhece entre junho e julho do ano que vem.
Em sua coluna no “UOL Esporte”, Mauro Cezar Pereira criticou a entidade. Segundo ele, apesar da ideia de um jogo de abertura ser muito interessante, a CBF vai “esmagar” as equipes durante a Copa América. No período em que o torneio vai acontecer, o Brasileirão terá seis rodadas, o que deve fazer com que as equipes atuem mesmo desfalcadas.
“Ela será nos Estados Unidos, mais distante do que se ocorresse em um país vizinho. Assim, além das seis rodadas da Série A que serão disputadas nesse período, em mais três os times deverão ficar sem os convocados, em preparação”, escreveu Mauro Cézar.
O comentarista prosseguiu o seu artigo e também relembrou de uma situação já recorrente de 2023, as partidas em menos de 24h após o término de uma data Fifa, algo que deve continuar na próxima temporada. Nem mesmo a festa com um jogo de abertura deve tirar essa marca negativa do calendário da CBF.
“Além disso, segue a situação na qual times têm compromissos pela Série A no dia seguinte às pelejas de seleções. Obviamente na maioria das vezes os atletas relacionados não conseguem voltar a tempo ou não têm condições de atuar. Segue sendo um enorme problema o calendário nacional. E a festa do jogo de abertura do Brasileirão não mudará isso”, completa MCP.
Confira o calendário da CBF
- Copa do Brasil: 21/02 a 10/11
- Série A: 14/04 a 08/12
- Série B: 20/04 a 26/11
- Série C: 21/04 a 20/10
- Série D: 21/04 a 29/09
- Supercopa do Brasil: 03/02