Com a temporada de 2023 chegando ao fim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já divulgou o calendário de compromissos do futebol nacional para o próximo ano, gerando novas expectativas aos torcedores. De acordo com o comunicado feito na última terça-feira (31), a Copa do Brasil será realizada pelo segundo ano consecutivo, em dois domingos.
Considerando o novo calendário proposto pela CBF, os dois confrontos serão disputadas nos dias 3 e 10 de novembro. Na temporada de 2023 a situação foi a mesma, quando São Paulo e Flamengo se encararam na decisão, em partidas realizadas em dois domingos: nos dias 17 e 24 de setembro. Desta vez, quem levou a melhor foi o Tricolor, contando com o eficiente trabalho de Dorival Júnior.
Levando em consideração a história da Copa do Brasil, as finais geralmente eram definidas em partidas realizadas às quartas-feiras. Contudo, o modelo aconteceu pela última vez em 2022, na disputa entre Flamengo e Corinthians. Naquele ano, as decisões aconteceram nos dias 12 e 19 de outubro, e o Rubro-Negro acabou levando a melhor. Em 2021, a história já foi diferente.
Galo vence a Copa do Brasil nas últimas partidas do ano
Naquele ano, o planejamento garantiu alterações no calendário, deixando as finais da Copa do Brasil para um domingo e uma quarta-feira. Os duelos, inclusive, representaram os jogos de encerramento da temporada, já que a Série A do Brasileirão tinha se encerrado. Naquela oportunidade, o Atlético-MG que já era campeão do Campeonato Brasileiro, também ficou com a valiosa taça.
Na Copa do Brasil, bastou ao Galo duas vitórias sobre o Athletico-PR, em jogos disputados nos dias 12 e 15 de dezembro. Com o título de 2023, o São Paulo é o primeiro clube confirmado para atuar na Supercopa do Brasil de 2024, e aguarda o campeão do Campeonato Brasileiro para conhecer o seu concorrente. Até o momento, o Botafogo é o líder, acumulando 59 pontos.