No último domingo (29), o Botafogo entrou em campo pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e recebeu o Cuiabá no Estádio Nilton Santos. Contudo, o resultado foi completamente inesperado, um revés em 1 a 0, que liga o alerta sobre a liderança do torneio. Com o placar, o Glorioso completou quatro partidas consecutivas sem nenhuma vitória em casa.
Levando em consideração os últimos quatro jogos atuando no Nilton Santos, o Botafogo empatou duas partidas e foi derrotado em duas oportunidades. Contra Goiás e Athletico-PR, cravou apenas o resultado 1 a 1, além de ter sido derrotado pelo Flamengo por 2 a 1 e pelo Cuiabá por 1 a 0. O último triunfo em seu domínio foi no dia 27 de agosto, por 3 a 0 sobre o Bahia.
O Botafogo segue na primeira posição da tabela, no entanto, os tropeços na reta final do Campeonato Brasileiro chamam a atenção dos concorrentes. O Palmeiras é o segundo colocado, acumulando 53 pontos, e tem acompanhado a diferença do líder diminuir aos poucos, ainda sonhando com a virada de chave na competição. O Bragantino segue de olho nos adversários, garantindo 52 pontos.
Botafogo segue como o segundo melhor mandante
Além dos resultados que preocupam, o Botafogo pode ter perdido a oportunidade de se garantir como o melhor mandante do Campeonato Brasileiro. Assim, quem segue com a melhor campanha como mandante é o Fluminense. Em 16 compromissos em seus domínios, o Tricolor acumula 11 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, com 77% de aproveitamento.
Dentro de casa, o Fluminense conseguiu acumular 37 dos seus 45 disputados no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, o Botafogo segue com a segunda melhor campanha como mandante, garantindo 35 pontos conquistados. Garantindo 15 jogos em casa, o clube alvinegro garantiu 11 vitórias, dois empates e duas derrotas.