A Premier League abriu uma investigação para analisar as idas de Willian e Samuel Eto’o para o Chelsea, em 2013. A entidade quer verificar se houve alguma violação do fairplay financeiro. A informação é da “ESPN”.
Segundo o portal, a investigação teve início em agosto deste ano quando Todd Boehly e Clearlake Capital, novos sócios proprietários do clube, fizeram transações aos órgãos para completar o processo de diligência e concluir a compra da equipe.
A ação fez com que a UEFA multasse os Blues em 10 milhões de euros (R$ 55 milhões, na atual cotação) em julho, em razão de relatórios financeiros com informações entre 2012 e 2019 incompletas.
A Premier League segue com a investigação em andamento. Vale lembrar que tanto Willian quanto Eto’o chegaram ao Chelsea há dez anos após uma transferência oriunda do Anzhi Makhachkala, da Rússia.
Atualmente, o brasileiro defende o Fulham, também da Inglaterra, e o camaronês se aposentou em 2019. Roman Abramovich, dono do Chelsea na época das transferências, precisou vender o clube no ano passado após ter sido sancionado pelo governo inglês em razão de suas ligações com o líder russo Vladmir Putin.
Na última segunda-feira (30), o Chelsea emitiu um comunicado para explicar que as investigações se referem à gestão anterior. Confira a nota na íntegra.
“Essas alegações são anteriores à propriedade atual do clube. Elas dizem respeito a entidades que eram supostamente controladas pelo antigo proprietário do clube e não se relacionam com nenhum indivíduo que esteja atualmente no clube.
O grupo proprietário do Chelsea FC concluiu a compra do clube em 30 de maio de 2022. Durante um processo completo de due diligence antes da conclusão da compra, o grupo proprietário tomou conhecimento de relatórios financeiros potencialmente incompletos relativos a transações históricas durante a propriedade anterior do clube.
Imediatamente após a conclusão da compra, o clube reportou proativamente essas questões a todos os reguladores de futebol aplicáveis.
De acordo com os princípios fundamentais de total conformidade e transparência do grupo de proprietários do clube, o clube ajudou proativamente os reguladores aplicáveis em suas investigações e continuará a fazê-lo”.
Em campo, os Blues enfrentam o Blackburn nesta quarta-feira (1), às 16h45 (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, em Stamford Brigde.