A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na última sexta-feira (27), o adiamento do término do Campeonato Brasileiro. A última rodada, que aconteceria no dia 3 de dezembro, passou para o dia 6.
Em um comunicado no seu site oficial, a entidade máxima do futebol explicou que a alteração se dá por base em “artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC)”. Os clubes já estão cientes da decisão.
Ainda na nota, a CBF diz que a mudança serve “para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores”.
As mudanças nos horários passam a valer a partir da 35ª rodada. Por fim, a entidade também salienta que essa alteração não vai ter influência alguma sobre o calendário de 2024, que deve ser divulgado antes mesmo que as competições de 2023 terminem.
A decisão de adiar a última rodada do Brasileirão, no entanto, pode ter um viés triste para os torcedores do Botafogo, líder do campeonato. Com a mudança, o Alvinegro pode demorar um pouco mais para confirmar o título, que não vem desde 1995.
No momento, o Fogão tem seis pontos de vantagem para o Palmeiras e com um jogo a mais que o rival. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (1), às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos.