A cerimônia de premiação da Bola de Ouro foi realizada nesta segunda-feira (30). O evento organizado pela revista France Football elege os melhores da temporada 22/23 do futebol mundial.
A eleição é realizada por meio de votação de um painel de especialistas, que conta com jornalistas de todo o mundo, incluindo Cleber Machado.
Cleber Machado na Bola de Ouro
Cleber Machado é o único jornalista brasileiro que participa da votação na Bola de Ouro. O narrador contou sobre como foi o convite para participar do painel.
“A Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) tinha um horário num campo de futebol atrás do shopping Center Norte, da Fupe, e a gente ia jogar bola lá de manhã. E entre quem jogava tinha um jornalista francês que trabalhava na Gazeta Esportiva e escrevia para a France Football. Ele me disse que estavam ampliando o colégio eleitoral do prêmio e perguntou se poderia me sugerir. Depois começaram a me enviar e-mail e desde então estou votando anualmente”, revelou.
O jornalista também contou sobre como funciona a eleição. Anualmente, ele recebe uma lista com os indicados aos prêmios e dá seus votos em cada categoria. “A própria revista oferece a lista”, disse.
Por fim, Cleber ressaltou qual critério ele utiliza para escolher seus candidatos. “Desempenho do jogador na temporada, não do mundo de todos os tempos. Não é para dizer se o Messi é melhor do que o Modric. É dizer que naquele ano o Modric foi o melhor jogador do mundo. Então, uso como critério o desempenho individual, a técnica, importância para o time e o resultado da equipe e seleção na temporada. As competições, como Copa do Mundo e Champions League, têm bastante peso”, finalizou.