Há exatos três anos, o Palmeiras anunciava a contratação do técnico português Abel Ferreira para substituir Vanderlei Luxemburgo. A contratação mudou completamente a história do clube desde então.
Com isso, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o “PVC” revelou bastidores da chegada de Abel ao Brasil.
PVC e Abel Ferreira no Palmeiras
PVC trouxe diversos detalhes sobre as negociações e bastidores que viabilizaram a contratação de Abel Ferreira. Na época, o treinador estava no PAOK, da Grécia.
O jornalista contou que Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, já tinha todo o histórico de Abel no banco de dados do clube. A diretoria já tinha planejado uma troca no comando após uma sequência ruim de resultados de Luxemburgo.
Um dia após a demissão do brasileiro, o Verdão recebeu a visita dos empresários Giuliano Bertolucci e o de Abel no CT para conhecer a estrutura da academia. Foi nesse momento que as conversas começaram.
“Eles estavam numa reunião com Anderson Barros e, num dado momento, alguém falou ‘eu acho que tenho o técnico ideal para você’ e disse o nome do Abel. O Anderson Barros caminhou até a sala do lado, pegou uma pasta, voltou com a pasta e disse: ‘É esse aqui?’. E tinha todo o histórico levantado, estatística, tudo sobre Abel Ferreira já estava detalhado no mapeamento que o Palmeiras fazia”, revelou.
Além disso, PVC contou que o Palmeiras pagou apenas 10% do valor da multa rescisória do treinador com o PAOK. Na época, o valor total era de seis milhões de euros (quase R$ 40 milhões, na cotação da época), mas a diretoria conseguiu a liderança por apenas 600 mil euros (R$ 4 milhões).
“As fontes dentro do clube diziam que o Palmeiras não ia pagar esse valor para o Abel. Aí eu perguntei: ‘Então, isso quer dizer que o Abel não vem?’ Responderam: ‘Ninguém disse isso’. Liguei para outra fonte, depois de uma frase cifrada atrás da outra, ela disse: ‘10%’. Liguei de novo para a outra fonte do Palmeiras, e o cara falou assim: ‘Você falou com fulano’. No dia 28 de outubro de 2020, às 13h28, escrevi assim no meu blog: ‘Palmeiras pagará pequena parcela da multa para ter português Abel Ferreira como seu novo técnico’. Dois dias depois, ele foi anunciado”, finalizou.