O ex-zagueiro Alex, capitão do título carioca do Vasco em 2003, foi condenado por tráfico internacional de drogas e formação de organização criminosa. A sentença foi dada pela Justiça do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (26).
O ex-jogador estava preso desde fevereiro deste ano, quando a Polícia Federal apreendeu 280 quilos de cocaína.
Campeão pelo Vasco é condenado
Após as investigações e o julgamento, concluiu-se que a carga foi desviada por três agentes e um delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Alex e outras quatro pessoas também participavam do esquema e foram condenadas.
De acordo com informações dos investigadores, a função do ex-zagueiro na quadrilha era alugar os galpões para colocar os containers cheios de cocaína antes de mandá-los para o porto do Rio. Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022, o grupo enviou cerca de 6,7 toneladas de cocaína para a Europa e a África.
Revelado pela Ponte Preta, Alex iniciou sua carreira na década de 1990. Ele chegou ao Vasco em 2003 e ganhou a titularidade da equipe comandada pelo técnico Antônio Lopes.
Sua principal conquista no clube foi o campeonato carioca de 2003, ao lado de nomes como Valdir Bigode, Marques e Fábio. Ele fazia a dupla de zaga daquele time com Wellington Paulo.
Depois do estadual, Alex começou a perder espaço durante o campeonato brasileiro. Depois de sua passagem pelo Cruzmaltino, o zagueiro atuou na Portuguesa, no Santo André e no futebol asiático antes de pendurar as chuteiras.