O Brasil segue com ótimos resultados nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. E assim como no Brasileirão, o Botafogo é um dos destaques do país.
Dessa vez, um atleta do Glorioso fez história no Pan ao conquistar mais uma medalha de ouro para a delegação brasileira.
Botafogo nos Jogos Pan-Americanos
Trata-se de Lucas Verthein, atleta do remo masculino. Nesta quarta-feira (25), ele conquistou a medalha de ouro na categoria skiff simples.
Com o resultado, o Brasil voltou ao lugar mais alto do pódio na modalidade após 36 anos. A última vez que isso tinha acontecido foi no Pan de 1987, com a dupla Ronaldo e Ricardo de Carvalho. Desse modo, Lucas foi o primeiro atleta brasileiro do remo a conquistar o ouro na categoria individual.
O atleta já tinha se destacado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021. No Japão, Lucas ficou na 6ª posição da final B e 12ª colocação na classificação geral de skiff simples.
Já no feminino, a também atleta do Botafogo Beatriz Cardoso subiu ao pódio no remo. Ele ficou com a medalha de prata no skiff simples.
O Botafogo é um dos clubes mais tradicionais no remo. A modalidade surgiu no Glorioso em 1891 e desde então o clube é um dos mais fortes do segmento no Brasil. O melhor ano do esporte talvez tenha sido 2017, quando a equipe venceu o campeonato carioca pela 5ª vez seguida e faturou o título nacional.
Até o momento do fim desta matéria, o Brasil acumula 49 medalhas no Pan de Santiago, sendo 11 ouros, 18 pratas e 20 bronzes.