A temporada de 2023 segue a todo vapor no futebol mundial, e a grande expectativa dos torcedores apaixonados pelo esporte, é em relação a cerimônia da Bola de Ouro. O evento possui como principal objetivo, oferecer a premiação do melhor jogador do mundo na temporada 2022/23, algo que atrai olhares e proporciona inúmeros debates sobre o assunto.
Desta vez, a cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (30), em Paris, a partir das 15h45 (de Brasília), dando sequência a tradição da revista francesa France Football, que oferece o reconhecimento desde 1956. Mesmo com inúmeras possibilidades, uma mudança completamente evidente na carreira dos grandes ídolos do futebol mundial, há alguns favoritos.
Na categoria masculina, o argentino Lionel Messi (Inter Miami), o norueguês Erling Haaland (Manchester City) e o francês Kylian Mbappé (PSG), estão entre os nomes cotados para a premiação. Para que os torcedores possam acompanhar o novo “melhor do mundo”, a cerimônia terá transmissão do canal fechado TNT e do serviço de streaming HBO Max.
Messi pode ter “vantagem” em Bola de Ouro
Além disso, os prêmios também são destinados para a melhor jogadora, o melhor goleiro (Troféu Yashin) e o melhor jovem sub-21 (Troféu Kopa). A atual temporada será a segunda, em que a avaliação leva em consideração o tempo de atuação na temporada europeia. Assim, os critérios buscam os feitos conquistados entre a metade de 2022 e a metade de 2023.
Por isso, a atuação pela Copa do Mundo de 2022, realizada no final da temporada anterior, também será levada em consideração, algo que pode ser um facilitador para que Messi leve sua oitava Bola de Ouro. Em seu último Mundial, o argentino ficou com a sonhada taça, defendendo sua Seleção. Outros critérios ainda são estudados, para a definição do prêmio.