Ídolo do Corinthians não se cala, sai em defesa de Neymar e pede respeito

Em entrevista à PLACAR em outubro de 2023, Renato Augusto, camisa 8 do Corinthians, e antigo parceiro de Neymar na seleção brasileira, onde conquistaram juntos o ouro olímpico em 2016, se manifestou sobre as críticas recentes que o jogador tem recebido após a transferência dele para o Al-Hilal.

Augusto enxerga um exagero na maneira como o jogador tem sido criticado e chama a atenção para a necessidade de respeitar as decisões individuais de cada jogador. Ele compara a situação de Neymar com a sua própria quando optou por atuar no futebol chinês no auge da carreira.

Por que Renato Augusto defende Neymar?

Segundo o camisa 8, as críticas a Neymar tem sido exageradas e as pessoas devem ter mais respeito pelas decisões dos jogadores. “Não vejo como algumas pessoas falando: ‘Ah, é um absurdo, jogou fora’. E outra coisa: é a escolha do cara e as pessoas têm que respeitar um pouco mais a escolha de cada um. Acho que a gente tem que respeitar mais ao invés de sempre estar massacrando, sabe?”.

Renato Augusto chama atenção também para a importância do jogador para o futebol brasileiro nos últimos 15 anos e pede respeito. “Com o Neymar pegam mais pesado. Se já tem algumas com a gente, imagina com ele? A gente está falando do maior jogador [brasileiro] dos últimos 15 anos. Vamos botar pelo menos 15, né? E o maior jogador que eu joguei junto, sem dúvida. Há uma crítica realmente exagerada. Um pouquinho mais de respeito, acho, pode ser”.

O que aconteceu com Neymar?

A situação de Neymar que motivou as críticas é a recente lesão que o jogador sofreu. No dia 17 de outubro de 2023, em um jogo do Brasil contra o Uruguai, Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo, sendo essa considerada a pior contusão da carreira do camisa 10. Apesar das críticas, Neymar tem se destacado no Al-Hilal, possuindo até então um gol e duas assistências em cinco partidas realizadas.

Já Renato Augusto, por outro lado, planeja um futuro diferente. O camisa 8, que já pensa até mesmo em se tornar treinador, lamenta o fato de alguns veteranos estarem seguindo outros caminhos. Segundo ele, “alguns vão sentir falta”, fazendo alusão aos jogadores mais experientes do Corinthians. Em meio a tantas mudanças, Renato Augusto pretende ser mais do que só um número no clube, buscando constantemente contribuir com sua experiência e liderança.