O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor às equipes do futebol nacional, no entanto, para o Santos, representa uma luta contra o tempo para se livrar da possibilidade do primeiro rebaixamento da história. No último domingo (22), a tentativa parece ter se complicado ainda mais, sofrendo uma goleada em 7 a 1 para o Internacional, pela 28ª rodada do Brasileirão.
O placar aplicado pelo Internacional no Beira-Rio, entrou para a história de goleadas do Campeonato Brasileiro na era de pontos corridos, que iniciou ainda em 2003. Desde que o torneio passou a ser disputado sem um mata-mata para decidir o campeão, apenas três equipes conseguiram alcançar um resultado superior ao do último domingo (22), algo que chega como preocupação ao Santos.
Desde a mudança em 2003, o Goiás venceu o Juventude por 7 a 0, naquele ano, o Cruzeiro derrotou o Bahia, por 7 a 0, também em 2003, e o São Paulo conseguiu derrotar o Paysandu em 2004, pelo mesmo resultado. Assim, o confronto entre Internacional e Santos se iguala a outros três confrontos que também terminaram em 7 a 1, na era dos pontos corridos.
Santos sofre goleada idêntica no passado
Para o Santos, o resultado pode relembrar a goleada sofrida para o Corinthians na temporada de 2005, também por 7 a 1. Os outros confrontos que terminaram com o mesmo resultado são: Fluminense 7 a 1 Juventude, em 2004, além de Figueirense 1 a 7 Grêmio, já em 2008. Mesmo com o números que preocupam sua situação na tabela, o Peixe ainda está longe das maiores goleadas.
Levando em consideração a história completa do Campeonato Brasileiro, a maior goleada foi aplicada pelo Corinthians, derrotando Tiradentes do Piauí, por 10 a 1, em 9 de fevereiro de 1983. Um ano depois, o Vasco da Gama conseguiu marcar 9 a 0 contra Tuna Luso, do Pará. Com o resultado, o Santos segue na 18ª posição, acumulando apenas 30 pontos.