A Federação de Futebol da Indonésia, que anteriormente estava em negociações com a Austrália para formar uma candidatura conjunta para a Copa do Mundo de 2034, decidiu abandonar este plano e, em vez disso, apoiará a candidatura apresentada pela Arábia Saudita para o grande evento esportivo.
Esta decisão foi confirmada pelo presidente da Federação da Indonésia, Erick Thohir, que reforçou a continuada ambição do país em hospedar uma edição futura da Copa do Mundo, bem como outros torneios da FIFA.
A mudança considerável na estratégia foi anunciada após a FIFA designar a Espanha, Marrocos e Portugal para sediar a Copa do Mundo de 2030. A FIFA então incentivou os membros das confederações asiáticas e oceânicas a apresentarem candidaturas para a edição de 2034, apelando ao principio de rotação da sede do torneio.
Erick Thohir com palavras de encorajamento
Erick Thohir, o líder da Federação da Indonésia, declarou: “Indonesia ainda está se preparando para apresentar uma candidatura para uma edição futuro do Mundial, para além de 2034, assim como outras competições da FIFA”. Essa declaração é indicativa do compromisso do país com o futebol global, bem como de seus ambiciosos planos para o futuro.
Enquanto a anfitriã do Mundial de 2034 ainda não foi anunciada, claramente há muitos países interessados em sediar o maior evento do futebol. Se a Arábia Saudita for bem sucedida em sua candidatura, será um marco histórico, já que será a primeira vez que o país sediará o torneio. No entanto, outros países ainda podem apresentar suas candidaturas e a FIFA não deve fazer um anúncio oficial até 2026.