Segundo relatos, o Sheikh Jassim, do Catar, pode fazer uma oferta impressionante para adquirir o Tottenham, rival da Premier League do Manchester United, após falhar em sua tentativa de assumir o controle em Old Trafford.
Na última semana, a ofertq Qatari, liderada por Jassim, retirou-se da corrida para comprar o United após a oferta do Sir Jim Ratcliffe por uma participação minoritária se mostrar mais atraente para a família Glazer.
O dono da INEOS, torcedor declarado do United desde a infância, inicialmente fez uma oferta por uma participação majoritária no clube quando os Glazers anunciaram em novembro do ano passado que estavam abertos a receber investimentos ou novos compradores.
O cenário inglês chama a atenção de Jassim?
Entretanto, após um impasse prolongado, Ratcliffe apresentou uma oferta ajustada, estimada em cerca de £ 1,4 bilhão, por uma participação de 25% no clube, numa tentativa de uma compra em etapas. Isso deixou o empresário Qatari, que tem laços estreitos com os proprietários do Paris Saint-Germain, QSI, sem muitas opções, mas ainda com o desejo de obter uma posição de destaque no futebol de elite inglês.
Sheikh Jassim retirou sua oferta para assumir o Manchester United da família Glazer. As Qatar Sports Investments de Nasser Al-Khelaifi têm sido donos do gigante francês PSG desde 2011, mas estão ansiosos para expandir sua carteira.
Segundo o jornal Mirror, Jassim pode agora voltar sua atenção para o Tottenham, que recebeu uma reunião com o chefe da QSI, Nasser Al-Khelaifi, no início deste ano. Em janeiro, Mail Sport relatou que uma aquisição da QSI do Tottenham era improvável, apesar da preferência do proprietário Joe Lewis, devido às restrições da UEFA e a posse do PSG.
É possível uma proposta de Jassim pelo Tottenham?
Porém, embora as Qatar Sports Investments possam não ter a possibilidade de investir, é possível que um consórcio liderado por Jassim faça um movimento surpresa pelo clube. Jassim e seu grupo estavam prontos para separar £5,5 bilhões, com mais £ 1 bilhão a ser investido na modernização de Old Trafford e na aquisição de novos jogadores.
O Tottenham não tem nenhum problema com infraestrutura, dado o seu moderno estádio de £1 bilhão. E o preço pelo lado de Londres, embora grande, será consideravelmente menor do que a taxa proposta para adquirir o maior clube da nação.
Em resumo, 2023 pode trazer algumas mudanças emocionantes no cenário do futebol inglês com a possível entrada de Sheikh Jassim na disputa pela posse do Tottenham. A direção que essa história tomará é algo a ser acompanhado de perto por todos os amantes do futebol.