A Copa do Mundo de 2026 já é desejo para grande parte das seleções de todo o planeta, no entanto, algumas equipes já estarão de fora da disputa. Nesta terça-feira (17), os confrontos de volta da primeira fase das Eliminatórias Asiáticas foram realizados, e já definiu a primeira equipe que não atuará no importante torneio mundial. Guam foi derrotada por Singapura, nos jogos de ida e volta.
No primeiro duelo, a seleção foi derrotada por 2 a 1, e completou um novo revés em casa, por 1 a 0. O mais impressionante, é que Guam é uma parte dos Estados Unidos, uma das sedes da próxima Copa do Mundo. A ilha fica no Oceano Pacífico, contudo, representa um local não incorporado dos EUA. No entanto, a equipe não está sozinha nas desclassificações.
Além de Guam, nove seleções deixaram a possibilidade de classificação ainda na primeira fase das Eliminatórias Asiáticas: Mongólia, Maldivas, Sri Lanka, Macau, Camboja, Timor Leste, Brunei, Butão e Laos. Assim, Singapura, Afeganistão, Bangladesh, Iêmen, Myanmar, Paquistão, Taiwan, Indonésia, Hong Kong e Nepal, caminham para a próxima etapa, onde atuarão em grupos com equipes da Ásia.
Brasil volta a focar em Eliminatórias da Copa do Mundo
Os próximos adversários entram de maneira direta, já que conquistaram posições superiores no ranking da Fifa. Consequentemente, com o avanço no torneio, os dois países com os melhores resultados de cada bloco da segunda fase, continuarão em atuação para uma terceira etapa de classificação para a Copa do Mundo de 2026.
A Seleção Brasileira também tem atuado nas Eliminatórias, e entra em campo nesta terça-feira (17), em confronto contra o Uruguai, no Estádio Centenário. O último resultado ao comando do técnico Fernando Diniz desagradou, proporcionando um empate em 1 a 1, em Cuiabá, contra a Venezuela. Na tabela, o Brasil é o segundo colocado, acumulando 7 pontos.