Ele brilha com Guardiola no City, mas a situação é bem diferente na Seleção

Lembra-se do Euro 2020? O barulho era ensurdecedor. Quando a Inglaterra chegou a um empate sem gols contra a Escócia na fase de grupos do torneio há dois anos, os apelos para Jack Grealish começar puderam ser ouvidos em todo o continente.

Na época jogando pelo Aston Villa, o extremo era o queridinho do público inglês naquele verão – pelo seu estilo, habilidade, boa aparência e, sim, pelas suas panturrilhas. Gareth Southgate então o liberou para começar contra a República Tcheca no último jogo do grupo e ele prontamente preparou o gol vencedor de Raheem Sterling.

No entanto, desde a partida das oitavas de final contra a Alemanha até a final contra a Itália, Grealish voltou ao seu papel de super-sub. Sterling teve um ótimo torneio, Bukayo Saka emergiu como uma força internacional e, por mais de dois anos desde então, é assim que tem sido.

Grealish tem sido um ator de apoio. De fato, na preparação para o amistoso de sexta-feira contra a Austrália, dos 30 jogos que a Inglaterra jogou desde aquela vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha em Wembley, Grealish havia começado apenas seis deles.

O desempenho de Grealish desde o Euro 2020

Sua performance tem estado ligada à forma fenomenal de Sterling e também a uma média relativamente baixa mostrada pelo jogador do Chelsea no Mundial, que começou a declinar na sua carreira na Inglaterra.

Em março, ele não foi selecionado devido à aptidão física, depois em junho, Sterling pediu para ausentar-se dos dois jogos da Inglaterra para trabalhar em sua condição física. No entanto, desde então, Southgate simplesmente o deixou de fora, apesar do jogador de 28 anos apresentar atuações muito aprimoradas pelo Chelsea.

Como foi a atuação de Grealish contra a Austrália?

Na sexta-feira contra a Austrália em Wembley, foi Grealish quem teve a chance de impressionar. O clamor de dois anos atrás pode ter cessado, mas a popularidade do jogador de 28 anos não enfraqueceu muito.

Seu nome foi o mais aplaudido quando as equipes foram anunciadas antes do início do jogo. Grealish assumiu a posse da bola pelo lado esquerdo, correu com ela, começou a torcida… e então ele parou e tocou a bola para trás.

O que se segue para Grealish?

Enquanto Grealish continua trabalhando para voltar à forma física plena devido a um pequeno problema na coxa, ele parecia pouco inspirado ao driblar contra a Austrália. Se este fosse seu primeiro jogo pela Inglaterra, ele estaria jogando tão seguro? Ou ele estaria se movendo pelo campo como se soubesse que era o jogador mais talentoso do campo?

Para Gareth Southgate, ainda existem algumas interrogações. Considerando que a Euro 2024 na Alemanha está apenas oito meses de distância, é de se perguntar quem irá preencher a vaga deixada por Sterling, se não for o próprio jogador do Chelsea.