CBF bate o martelo e decide fazer grande mudança no Brasileirão

Uma notícia agitou o futebol brasileiro na manhã deste domingo, a CBF bateu o martelo e decidiu instituir uma mudança para a próxima edição do Campeonato Brasileiro, pegando muitos torcedores de surpresa. E essa alteração é inspirada nos Estados Unidos.

A entidade que comanda o futebol brasileiro decidiu criar um jogo de abertura para o nacional. Essa partida inaugural do torneio será feita pelo atual campeão da competição, como uma forma de marcar o começo de uma nova disputa.

A informação foi confirmada pelo jornalista Lauro Jardim, atual colunista do jornal O Globo. A intenção da CBF é colocar um jogo de forma isolada na primeira rodada e essa partida seria realizada no domingo.

Outro detalhe muito importante é o fato dessa partida inaugural, além de envolver o atual campeão da competição, contar com outro clube de expressão do torneio. Vale lembrar que os outros nove jogos da rodada seriam disputados posteriormente.

Como é nos Estados Unidos?

No atual formato, a CBF não institui um jogo de abertura, as 10 partidas da primeira rodada acontecem no sábado e domingo. Não existe por parte da entidade uma disputa inaugural envolvendo o atual campeão.

Local que serviu de inspiração para a CBF, os Estados Unidos conta com um jogo de abertura nos grandes eventos esportivos, em outras modalidades. Na NBA, um exemplo claro é o atual campeão recebendo outra franquia de grande expressão no primeiro dia de disputadas da temporada.

Outro esporte da terra do Tio Sam que segue o mesmo molde, é a NFL, o futebol americano. Neste caso, existe o “kick-off” com o atual campeão jogando em casa na partida de abertura da temporada, que sempre acontece em uma quinta, com o restante da primeira rodada dividida no fim de semana seguinte.