No último sábado (7), o Paysandu garantiu acesso à Série B de 2024, apesar de ter sofrido uma derrota por 1 a 0 contra o Volta Redonda, time do interior do estado do Rio de Janeiro. Esse feito marcou a quinta vez que na história que o Papão conseguiu o acesso do Campeonato Brasileiro, sendo o terceiro da Série C para a Série B. Nas outras ocasiões, o clube alcançou a elite do futebol brasileiro, participando do Brasileirão.
A primeira vez que o Paysandu subiu de divisão foi em 1991, quando o time conquistou o título da Série B, mas naquela época ainda não era utilizada essa nomenclatura. Naquela ocasião, o Paysandu enfrentou o Guarani, perdendo por 1 a 0 em Campinas, São Paulo, no entanto, acabou vencendo na volta por 2 a 0 na capital paraense, como mandante. A vitória na final garantiu o acesso da equipe.
O retorno do Paysandu à Série B está acontecendo após um intervalo de 5 anos e envolveu diversos nome reconhecidos no cenário nacional. Um deles é o meia Robinho, que fez parte aos 35 anos de idade e com passagens por vários clubes do Brasil como Santos, Palmeiras e Cruzeiro. Ele se mostrou muito admirado com toda atmosfera que cercou o acesso do Papão, até mesmo expressou seu encanto com a torcida na conquista do clube paraense.
– É diferente de tudo que eu já vivi, eu confesso. Joguei Copa do Brasil, título da Libertadores com o Santos, muitos times grandes. O Paysandu é muito grande. Fiquei muito assustado quando cheguei lá (em Belém) e vi o tamanho do Paysandu. Vinha sofrendo por cinco anos na Série C. Confesso que fiquei assustado, porque é um clube tão grande e estava há tanto tempo na Série C – contou Robinho.
Robinho foi contratado em maio pelo Paysandu logo após rescindir com o Avaí, ainda durante o comando do técnico Marquinhos Santos. O início da campanha do time bicolor não foi promissor, mas começou deslanchar em julho com a chegada de Hélio dos Anjos. O medalhão fez questão de mencionar o executivo de futebol Ari Barros, que segundo ele, desempenhou papel importante na trajetória da equipe durante toda a temporada.
A equipe do Paysandu desembarcou em Belém hoje (8), logo após assegurar o acesso à Série B de 2024. No aeroporto, centenas de torcedores estavam presentes para receber os heróis. A programação prevê também que os atletas do Papão participem de um desfile em um trio elétrico por uma avenida tradicional da cidade, conhecida tradicionalmente como Doca.